Lições de Meditação

Antes de ler o texto abaixo, é preferível, se você ainda não é estudante ou devoto, informar-se melhor sobre nosso Guru Paramahansa Yogananda e os objetivos espirituais da Self-Realization Fellowship - SRF

Residentes do Ashram da SRF de Hidden Valley (Califórnia-EUA) em meditação

Residentes do Ashram da
SRF de Hidden Valley (Califórnia-EUA) em meditação

As Lições da SRF (série básica) são divididas em 18 Lições de conteúdo profundo (cada uma delas com 24-40 páginas), que os estudantes recebem a cada duas semanas durante 9 meses.

A prática diária assídua das técnicas básicas, duas vezes ao dia, durante 6 meses a um ano, o qualificará a receber a iniciação em Kriya Yoga, seja através de lições ou em uma cerimônia conduzida por monges da Self-Realization Fellowship (SRF) que visitam o Brasil periodicamente.

Você pode solicitar as lições para estudar  atraves do link que se encontra no final deste texto.

Os estudantes da SRF que completaram o estudo dos dois primeiros graus das lições, que têm praticado com regularidade as técnicas básicas (durante 6 meses a um ano), que reverenciam os Gurus da SRF e aceitam Paramahansa Yogananda como seu Guru, e os ensinamentos da SRF como sua senda para Deus, podem solicitar instrução na técnica mais avançada, a Kriya Yoga.

Quando um mestre aceita um aspirante espiritual como seu discípulo, ele lhe confere a iniciação ou "diksha", que se constitui em uma bênção especial e na entrega de um mantra ou de uma técnica espiritual. Ao solicitar da SRF a técnica de Kriya Yoga, os estudantes compreendem que, ao assinarem a promessa e receberem a técnica (por meio de lições ou de uma cerimônia conduzida por um ministro autorizado) estarão recebendo a iniciação espiritual ou "diksha" dos Gurus da SRF.

Kriya Yoga

A Primeira Iniciação consiste no recebimento de três técnicas específicas que, juntas, constituem a "Primeira Kriya". Quando recebe as lições que descrevem essas três técnicas, o estudante já está iniciado, ele é um Kriyaban, ou iniciado em Kriya Yoga. Se tiver a oportunidade, poderá participar de uma cerimônia de iniciação, conduzida por um ministro autorizado da SRF.

Esses ministros visitam periodicamente o Brasil e conduzem essas cerimônias para os estudantes qualificados. Essa cerimônia, que é muito bela, inspirativa e solene, tem por objetivo imprimir na consciência do devoto o sagrado propósito e significado da relação guru-discípulo que ele estabeleceu com Paramahansa Yogananda. Não é um ritual "esotérico" ou "oculto", mas uma cerimônia devocional que simboliza o vínculo sagrado de lealdade e amor mútuo que se estabelece entre o Guru e seus novos discípulos. Esse vínculo já é estabelecido, espiritualmente, no momento em que o estudante recebe a aprovação para receber as lições de Kriya. A cerimônia apenas o formaliza.

Lahiri Mahasaya cuidadosamente subdividiu a Kriya em quatro iniciações progressivas. Ele concedia as três técnicas superiores somente depois que o discípulo mostrasse progresso espiritual definido. Nota: Kriya Yoga tem muitas ramificações. Lahiri Mahasaya determinou os quatro passos essenciais, os que possuem o maior valor prático (Autobiografia de um Iogue, capítulo 35).

Depois de ter concluído o estudo de todas as Lições da SRF e estando praticando certo número de Kriyas durante algum tempo, o estudante pode solicitar a "Segunda Iniciação", que consiste em uma nova técnica, a ser praticada depois da "primeira Kriya". Para recebê-la, o estudante deve enviar à Sede Central um relatório detalhado, descrevendo o modo como pratica as técnicas da primeira iniciação, sua rotina diária de meditação e os resultados que vem obtendo da meditação. É possível que haja outros requisitos para recebê-la, sobretudo para aqueles que não estudam os graus completos e só têm as lições sumárias em português. Cada caso é um caso, e só a Sede Central poderá informar. Os interessados devem escrever para os EUA e solicitar as devidas informações.

Depois de pelo menos um ano, e se desejar, o estudante poderá solicitar a Terceira e a Quarta Iniciações (essas vêm juntas, na mesma lição). A quarta Kriya é uma variação da terceira, que por sua vez é uma variação da primeira. Porém, apenas para a Primeira Kriya existe uma cerimônia de iniciação. Não há cerimônias para as outras Kriyas, que só são recebidas por meio de lições. As outras Kriyas são apenas aceleradores, mas não substituem a primeira Kriya (que é a mais importante).

O objetivo principal da Kriya Yoga, com todas as suas técnicas e variações, não é a realização de façanhas miraculosas e espetaculares, como entrar e sair do corpo, ver luzes e controlar as forças da natureza, etc. A finalidade da vida espiritual, em que as técnicas de meditação são apenas ferramentas, é nos dar o perfeito controle sobre nosso corpo e mente, para que possamos nos entregar a Deus, com total esquecimento de nós mesmos. É alcançar em Deus a Existência eterna, o Amor infinito e a Bem-aventurança sempre-nova que todos nós buscamos. Tudo o mais nos será dado "por acréscimo", como disse Jesus Cristo.

Solicitação de Lições

Disponibilizamos abaixo um link para o Pedido das Lições que está disponível no site oficial da Self-Realization Fellowship onde se encontram informações sobre o assunto e o formulário para a solicitação das Lições.

Formulário Oficial da Self

Clique AQUI para entrar em contato.