Jesus Cristo
Um dos objetivos essenciais da missão de Paramahansa Yogananda foi "revelar a completa harmonia e unidade básica do cristianismo original, como ensinado por Jesus Cristo e a Yoga original ensinada por Bhagavan Krishna, e mostrar que esses princípios da verdade são a base científica comum de todas as religiões verdadeiras. "
Para o público em geral, Jesus propôs uma filosofia simples de fé, amor e perdão. Ele falou muitas vezes em parábolas, mas, para seus discípulos mais próximos, ele ensinou profundas verdades, verdades que têm sua correspondência nos mais profundos conceitos metafísicos da filosofia do iogue mais antiga.
Quando seus discípulos questionaram Jesus: "Por que lhes falas em parábolas?", Ele respondeu: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado .... Por isso lhes falo em parábolas: porque eles, vendo, não veem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem "(Mateus 13:10, 11, 13).
A plena compreensão dos ensinamentos originais de Jesus - incluindo o fato de que ele deu a seus discípulos as técnicas esotéricas de meditação, yoga - Paramahansa Yogananda revela com profundidade em seus comentários sobre o Evangelho: A Segunda Vinda de Cristo: a ressurreição de Cristo Dentro você. Em sua introdução a esse trabalho, Yogananda escreveu: "Jesus Cristo é muito vivo e ativo hoje. Em Espírito e, ocasionalmente, tomando uma forma de carne e sangue, ele está trabalhando invisível pelas massas para a regeneração do mundo. Com o seu amor todo-abrangente, Jesus não se contenta apenas em desfrutar de sua consciência feliz no céu. Ele está profundamente preocupado com a humanidade e deseja dar aos seus seguidores o meio para alcançar a liberdade divina de entrada no Reino de Infinito de Deus. Ele está desapontado porque muitas são as igrejas e templos fundados em seu nome, muitas vezes, próspera e poderosa, mas onde está a comunhão que ele ressaltou - contato real com Deus? Jesus quer templos a serem estabelecidos nas almas humanas, em primeiro lugar. Mas poucas almas que estão realmente em contato com Cristo através da oração e da meditação profunda.
"Para restabelecer a Deus nos templos de almas através do renascimento dos ensinamentos originais de comunhão com Deus como proposto por Cristo e Krishna é que fui enviado para o Ocidente por Mahavatar Babaji ....
"Babaji está sempre em comunhão com Cristo; juntos enviam vibrações de resgate e planejaram a técnica espiritual de salvação para esta época."
Bhagavan Krishna
Bhagavan Krishna viveu muitos séculos antes de Cristo. Reverenciado por toda a Índia como um Avatar (encarnação de Deus), os fatos históricos da vida de Krishna estão entrelaçadas com um labirinto de lendas e mitologia.
Os ensinamentos sublimes do Senhor Krishna estão consagrados no Bhagavad Gita. Em seu aclamado comentário em dois volumes sobre a Gita, Paramahansa Yogananda escreveu: "O Bhagavad Gita é a escritura mais amada da Índia, uma escritura de escrituras. É Testamento Santo, ou Bíblia Hindu, um livro que todos os mestres dependem como fonte suprema de autoridade das escrituras ....
"Tão abrangente como um guia espiritual é o Gita que é declarado ser a essência dos quatro Vedas, 108 Upanishads, e os seis sistemas da filosofia hindu .... todo o conhecimento do cosmos é embalado no Gita. Supremamente profundo, ainda redigida em linguagem reveladora com beleza e simplicidade, o Gita foi entendida e aplicada em todos os níveis da atividade humana e esforço espiritual - que abriga um vasto espectro de seres humanos com as suas naturezas distintas e necessidades. Onde quer que se está no caminho de volta para Deus, o Gita vai lançar a sua luz sobre esse segmento da viagem ....
"Krishna é o exemplo divino de yoga no Oriente; Cristo foi escolhido por Deus como o exemplo de Deus, união para o Ocidente .... A técnica de Kriya Yoga, ensinado por Krishna para Arjuna e referido no Gita capítulos IV: 29 e V :27-28, é a ciência espiritual suprema da meditação iogue. Secretada durante as idades materialistas, esta ioga indestrutível foi revivido para o homem moderno por Mahavatar Babaji e ensinada pelos gurus do Self-Realization Fellowship / Yogoda Satsanga Society of India ".
Mahavatar Babaji
Não há registros históricos relacionados com o nascimento e a vida de Mahavatar Babaji. Paramahansa Yogananda escreveu em Autobiografia de um Iogue que o avatar imortal residiu por incontáveis anos em regiões remotas do Himalaia da Índia, revelando-se apenas raramente a alguns abençoados.
É Mahavatar Babaji que reviveu nesta época em que vivemos a técnica de meditação científica de Kriya Yoga, perdida. Quando concedeu iniciação em Kriya a seu discípulo Lahiri Mahasaya, Babaji disse: "O Kriya Yoga que estou dando ao mundo através de você neste século XIX é um renascimento da mesma ciência que Krishna deu a Arjuna milênios atrás, e que mais tarde foi conhecido por Patanjali, Cristo, São João, São Paulo, e outros discípulos. "
Pouco antes de Paramahansa Yogananda partir para a América, em 1920, Mahavatar Babaji foi até a casa de Yoganandaji em Calcutá, onde o jovem monge rezava profundamente pedindo a garantia divina sobre a missão que estava prestes a empreender. Babaji disse-lhe: "Siga a orientação de seu guru e vá para a América. Não tenha medo, você será protegido. Você é a pessoa que eu escolhi para difundir a mensagem de Kriya Yoga no Ocidente. "
Lahiri Mahasaya
Lahiri Mahasaya nasceu em 30 de setembro de 1828, na aldeia de Ghurni em Bengala, na Índia. Na idade de 33, enquanto caminhava um dia no sopé do Himalaia perto Ranikhet, ele conheceu seu guru, Mahavatar Babaji. Foi uma reunião divina de dois filhos que tinham estado juntos no passado de muitas vidas; com um toque de despertar, Lahiri Mahasaya tornou-se envolto em uma aura espiritual de realização divina, para nunca mais deixá-lo.
Mahavatar Babaji iniciou-o na ciência da Kriya Yoga e instruiu-o a dar a técnica a sagrada a todos os buscadores sinceros. Lahiri Mahasaya voltou para sua casa em Benares para cumprir esta missão. Como o primeiro a ensinar a ciência de Kriya perdido antiga em tempos contemporâneos, ele é conhecido como uma figura seminal no renascimento de yoga que começou na Índia moderna na última parte do século XIX e continua até hoje.
Paramahansa Yogananda escreveu em Autobiografia de um Iogue: "Como a fragrância das flores não pode ser suprimida, para Lahiri Mahasaya, calmamente vivendo como um chefe de família ideal, não conseguiu esconder sua glória inata. Devoto-abelhas de todas as partes da Índia começou a procurar o néctar divino do mestre liberto .... A vida harmoniosamente equilibrada do grande guru-chefe de família se tornou a inspiração de milhares de homens e mulheres. "
Como Lahiri Mahasaya exemplifica os mais altos ideais de união da Yoga, do pequeno eu com Deus, ele é reverenciado como um Yogavatar, ou encarnação do Yoga.
Pais de Paramahansa Yogananda eram discípulos de Lahiri Mahasaya, e quando ele era apenas um bebê nos braços de sua mãe levou-o para a casa de seu guru. Abençoando a criança, Lahiri Mahasaya disse: "A mãe do pequeno, teu filho será um iogue. Como um motor espiritual, ele vai levar muitas almas para o reino de Deus. "
Lahiri Mahasaya estabeleceu nenhuma organização durante a sua vida, mas fez esta previsão: "Cerca de 50 anos depois da minha passagem, um relato da minha vida vai ser escrito por causa de um profundo interesse em Yoga que irá surgir no Ocidente. A mensagem do Yoga vai circundar o globo. Ele vai ajudar no estabelecimento da irmandade dos homens:. Uma unidade baseada na percepção direta da humanidade do único Pai "
Lahiri Mahasaya entrou em mahasamadhi em Benares, 26 de setembro de 1895. Cinquenta anos depois, nos Estados Unidos, sua previsão foi cumprida quando um crescente interesse em yoga no Ocidente inspirado pelo livro escrito por Paramahansa Yogananda - Autobiografia de um Iogue, que contém um belo relato da vida de Lahiri Mahasaya.
Swami Sri Sri Yukteswar
Swami Sri Yukteswar nasceu em Maio 10,1855, em Serampore em Bengala, na Índia. Sri Yukteswar foi um discípulo de Lahiri Mahasaya e alcançou a estatura espiritual de uma Jnanavatar, ou encarnação da sabedoria.
Sri Yukteswar reconheceu que uma síntese da herança espiritual do Oriente com a ciência e tecnologia do Ocidente faria muito para aliviar o material, psicológico, espiritual e o sofrimento do mundo moderno. Essas idéias foram cristalizadas por seu encontro marcante com Mahavatar Babaji, o guru de Lahiri Mahasaya, em 1894.
"A meu pedido, Swamiji", Babaji disse-lhe: "você não vai escrever um livro curto sobre a harmonia subjacente entre cristãos e escrituras hindus? Sua unidade básica é agora obscurecida pelas diferenças sectárias dos homens. Mostrar por referências paralelas que os filhos inspiradas de Deus falaram as mesmas verdades. "
Sri Yukteswar contou: "No silêncio da noite, eu me ocupei mais de uma comparação entre a Bíblia e as escrituras de Sanatan Dharma. Citando as palavras do Senhor Jesus bendito, eu mostrei que seus ensinamentos são em essência um com as revelações dos Vedas. Através da graça de meu paramguru, meu livro, A Ciência Sagrada, foi concluída em um curto espaço de tempo. "
Foi a Swami Sri Yukteswar que Paramahansa Yogananda veio como um jovem. O grande guru disse a seu jovem discípulo que, durante a sua reunião em 1894, Mahavatar Babaji tinha informado a ele: "Você, Swamiji, têm um papel a desempenhar no intercâmbio harmonioso vindo entre Oriente e Ocidente. Daqui a alguns anos eu vou te enviar um discípulo que você poderá treinar para a disseminação de yoga no Ocidente. As vibrações de muitas almas de lá que buscam espiritualmente vir a mim. Percebo santos potenciais na América e Europa, esperando para ser despertados. "
Após relatar isso, Sri Yukteswar disse Yogananda, "Meu filho, você é o discípulo que, anos atrás, Babaji prometeu enviar-me."
Sob o treinamento espiritual Sri Yukteswar e disciplina, Sri Yogananda foi preparado para começar sua missão em todo o mundo no Ocidente. Sri Yukteswar chamou Paramahansa Yogananda herdeiro único de seu manto espiritual e propriedades do ashram.
Swami Sri Yukteswar entrou em mahasamadhi em 9 de março de 1936, durante a visita à Índia Paramahansaji depois de 15 anos na América.
Paramahansa Yogananda
Como descrito acima, Paramahansa Yogananda foi pessoalmente abençoado por Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Sri Swami Yukteswar - todos os três paramgurus em sua linhagem espiritual - para levar a cabo a missão de disseminar o Kriya Yoga no mundo.
Em Autobiografia de um Iogue, ele escreveu: "A fundação no Ocidente da organização Self-Realization Fellowship, uma" colmeia para o mel espiritual ", era um dever intimados sobre mim por Sri Yukteswar e Babaji Mahavatar".
Leia uma breve descrição de sua biografia ( Clique aqui )